A maioria dos materiais termoplásticos, em função de sua composição básica, apresenta tendência à queima e à propagação de chama, o que é um impeditivo em algumas aplicações técnicas.
A função de um aditivo anti-chama é inibir ou eliminar completamente a possibilidade de propagação do fogo em um material.
As Poliamidas, resinas amplamente utilizadas em produtos automotivos, apresentam, inerentemente, alguma resistência à chama graças ao seu conteúdo de nitrogênio. Com a incorporação de aditivos retardantes de chama, obtemos um material cuja flamabilidade é reduzida praticamente a zero.
O Polipropileno, outra resina com propriedades importantes do ponto de vista técnico, quando recebe aditivo retardante de chama, torna-se amplamente indicado para aplicações com requisitos de flamabilidade mais rigorosos, como por exemplo nos componentes elétricos.
Com aditivos retardantes de chama, o ABS, que possui excelente rigidez dielétrica, passa a ser altamente recomendado em aplicações na área eletroeletrônica.
A PEPASA seleciona e utiliza os aditivos anti-chama, sempre pensando na obtenção do melhor produto, de forma a garantir e/ou aprimorar as propriedades mecânicas, térmicas e elétricas de cada composto.
|